A Semana da Igualdade e da Não Discriminação arrancou esta terça-feira em Barcelos com a inauguração, no Espaço Cultura, da exposição ‘Igualdade em Cada Traço’, uma mostra composta por telas da autoria dos utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão (APACI).
Aberta a toda a comunidade, esta exposição convida cada visitante a refletir sobre a inclusão e a valorização das diferenças, porque todos os traços contam.
Presente na inauguração, o vereador da Ação Social e Saúde, António Ribeiro, saudou os artistas da CACI e da APACI, sublinhando que “esta exposição é um grito silencioso, mas forte”. Conforme referiu, “fala da igualdade e da discriminação do dia a dia”, pois “a dignidade humana não se adia, não se negoceia, defende-se.”
Esta iniciativa marca o início da Semana da Igualdade e da Não Discriminação, cujo programa inclui, ainda, duas peças de teatro: ‘A Menina Muda’ — sobre o bullying, esta quarta-feira – e ‘As Mais Belas Coisas do Mundo’ (sexta-feira), que lembra que o essencial pode estar onde menos se espera.
Ambas as peças sobem ao palco do Theatro Gil Vicente e terão como público-alvo os alunos das escolas dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário do concelho.