O gnration volta a juntar-se à Noite Branca de Braga com um programa de concertos e exposições totalmente gratuito. Começa logo às 21h30 desta sexta, com o pátio exterior a receber a apresentação do novo trabalho da banda portuguesa Evols, ‘The Ephemeral’.
No sábado, é a vez de Alcrud3, Sérgio Alves, músico e compositor radicado em Braga, dar a conhecer o seu próximo disco, ‘Guia Meditacional de um Meliante’, em dois momentos distintos: o primeiro, às 16h00, acompanhado pelo multi-instrumentista Tomás Alvarenga, e o segundo, 18h00 com a clarinetista Madison Dias.
EVOLS
Pela primeira vez ao vivo, Evols traz a Braga a apresentação de The Ephemeral, o seu quarta e próximo disco. Nascida em 2008 em Vila do Conde, a banda tem conjugado influências do rock psicadélico, krautrock, post-punk, free jazz e música minimalista.
Com mais de quinze anos de história, os Evols passaram por salas nacionais emblemáticas como a Casa da Música, o Theatro Circo, o Museu de Serralves ou a Musicbox. Partilharam ainda o palco com nomes como Spectrum (Sonic Boom e membro dos Spacemen3), Abe Vigoda ou The Dodos.
Em junho revelaram Euro tragedy, single de avanço deste próximo disco, que foi acompanhado por um vídeo criado pelo coletivo bracarense Riz000ma. ALCRUD3
Alter-ego de Sérgio Alves, Alcrud3 é o veículo que o músico, produtor e DJ assume para conduzir a sua exploração criativa individual.
Natural de Celorico de Basto, rumou a Braga e tornou-se uma das caras mais reconhecidas e acarinhadas da cena musical da cidade: é um dos fundadores dos coletivos Wav.in e Kindergarten, toca baixo na banda Quadra e com Palas, formou o duo de eletrónica Stereoacid e tem colaborado com nomes como Mafalda BS, Gil Godinho e goncalocomc. Tem também apoiado e colaborado com vários novos artistas da cidade, trazendo-os para projetos seus e do Wav.in Collective.
Através de dois concertos, Alcrud3 dá a conhecer Guia Meditacional de um Meliante, o seu primeiro grande trabalho em que balança as ideias de solidão e solitude.
Ao vivo, o músico e compositor apresenta, em quadrifonia, duas interpretações distintas deste mesmo projeto.
EXPOSIÇÕES
Para além da música, o gnration conta ainda com um programa expositivo permanente que poderá ser visitado gratuitamente no horário de funcionamento do edifício, que durante a Noite Branca será alargado. GENESIS, a primeira exposição em Portugal de do artista mexicano Mário de Vega, e a exposição coletiva do Pós-Laboratórios de Verão que conta com obras inéditas de Catarina Braga, Dora Vieira, Mariana Sardon e Renato Cruz Santos são as duas exposições patentes nas galerias do gnration durante a Noite Branca. Haverá ainda um conjunto de visitas orientadas às exposições do gnration, promovidas pelo Circuito – Serviço Educativo da Braga Media Arts. As sessões acontecerão sábado e domingo, às 14:30, 15:30, 16:0 e 17:30, e contam com mediação da artista Joana Patrão.
SETEMBRO
Com o início de setembro, retoma também a programação habitual do gnration.
Até ao final do ano o espaço bracarense conta com concertos de Bonnie ‘Prince’ Billy (9 novembro), Letrux (22 novembro), Banda Monte Cara e Fidju Kitxora numa noite de concerto duplo (20 setembro), Jabu (15 novembro), Linda Martini (10 outubro), semivitae (13 setembro), Stephen O’Malley (30 novembro) Kaitlyn Aurelia Smith (3 outubro) e Sweet Violence: Vítor Rua, Tó Trips e Luís San Segundo (12 dezembro). Em dezembro, o gnration recebe ainda a décima edição do OCUPA – perspetiva sobre música eletrónica e arte digital em Braga.
Mais informações em www.gnration.pt