Bruno Gonçalves, eurodeputado, aceitou o convite do candidato do PS, António Braga, para mandatário da sua candidatura à Câmara Municipal de Braga nas próximas eleições autárquicas, anunciou a Somos Braga (PS/PAN).
“Aceitei este convite porque a minha cidade está parada há mais de uma década. Treze anos depois de sucessivas promessas da coligação para a reabilitação de espaços verdes, para a promoção da cultura, para a construção de um BRT, para a recuperação do Estádio 1.º de Maio e para o aumento da oferta industrial, o que temos é uma mão cheia de nada”, diz em Bruno Gonçalves.
O eurodeputado diz ainda que após “uma década de marketing que atrasou aquela que era uma das melhores cidades do país em termos de infraestruturas e investimento público, a coligação [PSD/CDS/PPM] propõe-se agora novamente a fazer tudo aquilo que não conseguiu fazer em doze anos”.
“Apresentam uma candidatura sem visão, de uma continuidade em que nem os anteriores interlocutores confiam e demitem-se de imaginar um concelho à imagem daquilo que Braga sempre foi: jovem, inovador, acessível e capaz de sonhar”, acrescenta.
O PS refere que “a experiência internacional permite a Bruno Gonçalves aplicar uma visão estratégica e inovadora ao contexto local, contribuindo para uma candidatura que aposta na modernização de Braga, na proximidade com os cidadãos e num desenvolvimento sustentável e ambicioso para a cidade”.
“A minha trajetória trouxe-me experiências únicas e uma visão estratégica que quero agora aplicar à minha cidade. Braga, que me viu nascer e que me deu as ferramentas para crescer, precisa de um novo impulso. A continuidade não é solução: é tempo de renovar a cidade. António Braga é o candidato capaz de o fazer”, afirma o eurodeputado.
“Confio plenamente nesta candidatura, que tem como objetivo transformar Braga numa cidade mais eficiente, próxima das pessoas, com mobilidade funcional e capaz de liderar o Norte, consolidando-se como referência económica a nível nacional. Vamos criar habitação acessível, construir novas creches para acabar com as filas de espera e dinamizar a economia local com novos parques empresariais e infraestruturas que façam a cidade avançar. É com orgulho que afirmo: eu também sou Braga!”, afirma.
CURRICULO
A escolha de Bruno Gonçalves como mandatário reflete, diz candidatura de António Braga (PS/PAN) “uma aposta estratégica na juventude, competência e experiência internacional”.
Em 2024, foi eleito eurodeputado pelo Partido Socialista (PS), tornando-se o mais jovem eurodeputado português, com 27 anos. Ocupando o 4.º lugar na lista do PS, integra o grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D) no Parlamento Europeu. Entre 2021 e 2024, foi vice-presidente da Internacional Socialista (IS) e secretário-geral da União Internacional da Juventude Socialista (IUSY), sendo o único português a liderar a IUSY desde a sua fundação em 1907. Durante o seu mandato, visitou países como Palestina e Israel, organizou o maior festival político de juventude da última década e promoveu a integração europeia dos Balcãs.