A Câmara de Esposende comemora os 40 anos do Serviço de Arquivo da Câmara Municipal, no próximo dia 16 de julho, data que assinala também o 3.º aniversário das novas instalações, anunciou a autarquia.
Em comunicado, o município recorda que “após o 25 de abril, e por imperativos da legislação vigente, a administração autárquica sofreu grandes mudanças. Assiste-se à necessidade do aperfeiçoamento e modernização da administração autárquica, através da formação dos seus trabalhadores e da reestruturação da organização e funcionamento dos serviços técnico-administrativos, que pressupôs alterações nas orgânicas municipais e informatização. Neste contexto, nasce, em 1985, o Serviço de Arquivo, enquanto setor orgânico, que mantém nas suas funções a preservação e guarda de toda a documentação acumulada do município, perpetuando, assim, a memória desta evolução”.
A comemoração da efeméride conta com dois momentos marcantes, que ocorrem na sessão a decorrer nesse dia, a partir das 18h00, no Arquivo Municipal. Assim, tem lugar a abertura da exposição ‘40 anos de Serviço de Arquivo: Evolução da Gestão de Informação Municipal’, onde os visitantes podem encontrar as peças e documentos criados e operados pelos trabalhadores do município, que constituem “testemunhos dos desafios e vivências da evolução tecnológica e organizacional dos serviços municipais”.
DESTAQUES
Especial destaque para o primeiro computador adquirido em 1984 para os Serviços Municipalizados, máquinas de escrever, carimbos e chapas identificadoras, assim como documentação produzida.
Outro momento importante é a viagem pelas memórias e testemunhos de antigos e atuais trabalhadores da Câmara. Num regresso ao passado, através de um encontro de memórias, serão abordados o período e os desafios da grande revolução que foi a passagem do formato analógico para o digital.
Instalado no antigo posto da GNR de Esposende, desde 16 de julho de 2022, o Arquivo Municipal compreende e unifica documentação de natureza administrativa e histórica proveniente dos diferentes serviços municipais e de outros organismos do concelho.
Destacam-se, portanto, na sua ação, as seguintes atividades: recolher, selecionar, inventariar, preservar, tratar e difundir a documentação sob a sua custódia; disponibilizar a documentação para consulta, reprodução, empréstimo e leitura por parte da comunidade em geral e dos serviços; e fomentar a divulgação e difusão do acervo documental, através de atividades de índole sociocultural.
Possui, também, um portal, disponível no endereço https://arquivo.cm-esposende.pt/, que integra o Portal Português de Arquivos (PPA).