A Câmara Municipal de Esposende aprovou, em reunião do Executivo e por unanimidade, a atribuição de apoios financeiros às corporações de bombeiros voluntários do concelho, no montante global de 107 mil euros.
Em causa está o apoio à aquisição de viaturas e à melhoria da sua capacidade dos Voluntários de Fão e dos Voluntários de Esposende.
No que respeita à Benemérita Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fão, foi aprovado um apoio financeiro no valor de 47 mil euros, correspondente à comparticipação de 50% dos custos de aquisição de uma viatura.
Relativamente à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende, o executivo municipal aprovou a concessão de um apoio financeiro global no montante de 60 mil euros, sendo que 42,5 mil euros são destinados à comparticipação de 50% do valor de aquisição de uma viatura e 17,5 mil euros destinam-se a comparticipar 75% das despesas de conservação e manutenção de equipamentos.
Estes apoios inserem-se na política municipal de valorização e fortalecimento dos agentes de Proteção Civil do concelho, reconhecendo o papel fundamental desempenhado pelas corporações de bombeiros voluntários na defesa de pessoas e bens, na prevenção de riscos e no socorro às populações em situações de emergência, acidente grave ou catástrofe.






