A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo celebra 40 anos esta sexta-feira, a partir das 14h00, em sessão solene no Auditório Francisco Sampaio, que reúne a comunidade académica, entidades institucionais e parceiros.
“A cerimónia ficará marcada por um momento de retrospetiva às quatro décadas daquela que é a Escola maior do universo IPVC”, deu nota o Instituto Politécnico.
Quatro décadas depois da sua criação, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo afirma-se, afirma a instituição em comunicado, como “uma instituição de referência no ensino superior, profundamente ligada às necessidades da região e aos desafios da sociedade contemporânea”.
Atualmente, com mais de 2800 estudantes, a ESTG-IPVC é a Escola com mais alunos do universo do Politécnico vianenses
Atualmente integra dez CTeSP, 15 licenciaturas, 10 cursos de mestrados, duas pós-graduações e várias ações microcredenciadas de curta duração, num percurso que, segundo a diretora da ESTG-IPVC, Mafalda Laranjo, “mostra uma Escola que cresceu passo a passo, que soube aprender com cada fase e que, aos 40 anos, assume a maturidade de quem conhece o seu caminho e tem a responsabilidade de preparar o futuro”.
A sessão solene comemorativa dos 40 anos decorrer a partir das 14h30, com um momento musical e a sessão de abertura, que contará com intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, da diretora da ESTG-IPVC, Mafalda laranjo, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do presidente da Associação de Estudantes da ESTG-IPVC, Tiago Melão.
Num olhar retrospetivo sobre o percurso da Escola, Mafalda Laranjo deteve-se de forma particular no ano de 2025 e nos desafios que marcaram esta fase de maturidade institucional. “Em 2025 vivemos um ano especialmente intenso, em que reforçámos de forma significativa a nossa ligação ao território, através do estabelecimento de novos protocolos de colaboração para estágios em CTeSP, licenciaturas e mestrados, cumprindo a missão de contribuir para o desenvolvimento regional e para a formação ao longo da vida”, sublinha.
Mafalda Laranjo recorda, ainda, que 2025, ficou marcado pela submissão de duas propostas de cursos de doutoramento, um passo que, segundo a diretora da ESTG-IPVC, “representa a ambição de iniciar uma nova página na história da Escola e de reforçar o seu papel na criação de conhecimento”.
Entre os marcos mais relevantes do último ano conta-se também a construção da maior residência académica do universo IPVC, com 400 camas e que deverá ficar concluída antes do final do verão.
A celebração ficará marcada pela sessão denominada “Ser Feliz no Trabalho e na Vida”, por Reinaldo Sousa Santos e pelos testemunhos “40 anos a Formar o Futuro”, que dão voz a diferentes gerações ligadas à Escola. O programa inclui ainda um momento de homenagens e reconhecimentos, sublinhando o contributo de quem marcou o percurso da ESTG.
A celebração prolonga-se na Biblioteca Barbosa Romero, com a inauguração da exposição “Os Cursos da ESTG em ação”, que dá a conhecer o trabalho desenvolvido nas diferentes áreas de formação, e com a apresentação da coletânea de poemas “A Liberdade em Palavras”, por Pedro Pereira.






