Sob o tema ‘Desporto que move. Ciência que inspira. Um território que une’, a Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana (IPVC) do Castelo, em Melgaço, é o palco, de 13 a 15 de novembro de um encontro nacional do ensino superior politécnico na área do desporto, o Fórum REDESPP.
Durante três dias, Melgaço acolhe conferências, mesas-redondas, comunicações científicas e momentos de prática desportiva, num programa que junta académicos, treinadores, dirigentes e estudantes, transformando a vila no epicentro nacional do debate sobre o desporto, a educação e a investigação
Este 5.º Fórum REDESPP – Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público pretende promover a partilha de conhecimento e experiências entre as instituições politécnicas com cursos de desporto, unindo ciência, prática e comunidade.
PRESENÇA GALEGA
Esta edição do Fórum distingue-se, explica o diretor da ESDL-IPVC, Pedro Bezerra, pela realização de atividades colaborativas entre participantes de várias instituições e pela presença do conselheiro para a área do Desporto da Galiza, que reforça a dimensão transfronteiriça do encontro.
“O espírito de cooperação está no centro desta edição. Queremos que os participantes aprendam uns com os outros e sintam o desporto como um espaço de partilha, de superação e de inclusão. Depois teremos também oportunidade de ouvir o conselheiro da Galiza e a sua perspetiva sobre esta área”, salienta Pedro Bezerra.
REDESPP EXPERIENCE RACE
Um dos momentos mais aguardados será a REDESPP Experience Race, uma prova inclusiva que desafia equipas mistas, compostas por elementos de várias instituições, a cooperarem entre si e a superarem-se, promovendo a integração de pessoas com deficiência através do desporto. A iniciativa reforça o papel do desporto enquanto instrumento de inclusão e transformação social.
A participação no evento é gratuita, mas requer inscrição obrigatória até 9 de novembro. Os participantes que estiverem presentes em todas as sessões terão direito a certificado de participação, com possibilidade de creditação da formação.
“Receber o Fórum REDESPP é motivo de orgulho e reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido. Representa a oportunidade de colocar em diálogo as escolas politécnicas, a investigação e o território, num espaço onde o desporto é motor de desenvolvimento humano e social”, conclui Pedro Bezerra.
O Politécnico de Viana do Castelo desenvolveu também uma página específica para este encontro, que contém todas as informações sobre programa, oradores, formas de participação e contactos. É possível de consultar em https://ipvcpt.wixsite.com/5forumredespp






