A Officetotal Food Brands, empresa de Ponte de Lima que produz bolachas belgas sob a marca Saborosa, madalenas da marca Aurosa, croissants e waffles, anunciou a aquisição da marca Chipicao à multinacional PepsiCo, um negócio, que abrange os mercados de Portugal, Espanha e França, está avaliado em cerca de seis milhões de euros, avançou o ECO.
Detida pela PepsiCo desde 1996, a marca Chipicao era até agora produzida na fábrica do Carregado, que, de acordo com o Jornal de Negócios, será desmantelada, passando a fabricação para a unidade industrial da Officetotal em Ponte de Lima a partir de 1 de outubro.
Em comunicado, a empresa minhota afirma que “esta aquisição enquadra-se na nossa estratégia de desenvolvimento de marcas e consolidação da nossa posição no mercado nacional. (…) Com esta aquisição iremos consolidar a nossa posição no mercado nacional, abrindo-nos também portas para a exportação em mercados estratégicos como o espanhol”. Atualmente, a Officetotal diz ser o segundo operador de bolos e o quarto de bolachas em Portugal.
Segundo Diogo Freitas, CEO da Officetotal — que em 2024 integrou o consórcio que apresentou uma proposta para a compra de vários jornais do Global Media Group —, a meta passa por “duplicar” em dois anos as vendas da Chipicao, que no ano passado geraram pouco mais de cinco milhões de euros em Portugal. O gestor destaca ainda que as negociações com a PepsiCo duraram mais de dois anos e exigiram “um trabalho negocial moroso e bastante técnico, mas sempre com grande seriedade”.
Com esta aquisição, a Officetotal reforça a sua presença no mercado ibérico e francês, ao mesmo tempo que projeta um crescimento assente na valorização de marcas próprias e na expansão internacional.