Mais de 4000 crianças de todo o país assinalam este sexta-feira o Dia Nacional da Segurança Infantil com a iniciativa ‘Ruas que brincam’, que passa por fechar as ruas à volta das escolas para brincarem sem restrições.
“O Dia Nacional da Segurança Infantil (DNSI) que se celebra no dia 23 de maio pretende fazer parar o trânsito à porta das escolas em Portugal”, indica o comunicado da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) enviado à Lusa.
A nota indica que a associação recebeu mais de 150 inscrições, sendo que cada escola pode inscrever uma ou mais turmas, e vão estar envolvidas pelo menos 4000 crianças na nona edição do DNSI da APSI, numa iniciativa que se chama “Ruas que brincam” e que este ano vai fechar as estradas junto aos estabelecimentos de ensino.
A diretora técnica da APSI, Sandra Nascimento, disse à Lusa que, pela primeira vez, o evento transformou-se num movimento nacional, sublinhando que a APSI conseguiu a adesão de escolas e de turmas de todos os distritos do país, inclusive dos Açores e da Madeira.
A responsável disse que o interesse das escolas em assinalar o DNSI tem vindo a crescer, sendo que em 2023, a APSI recebeu 80 inscrições e 148 no ano passado.
De acordo com o guião de implementação da APSI, o evento “poderá acontecer ao longo do dia ou num horário definido pela organização escolar, de acordo com a dinâmica da comunidade educativa”.
O evento conta maioritariamente com turmas do pré-escolar e do primeiro ciclo, mas também vão participar turmas do segundo e do terceiro ciclo, inclusive do ensino técnico profissional.