A Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, celebra, este sábado, o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus com uma caminhada pela Citânia e uma visita guiada à exposição permanente ‘Evocando o deus Bormânico’.
Para a assinalar o Dia Internacional dos Museus, oficialmente declarado para o domingo- 18 de maio -, é realizada uma caminhada orientada pelo trilho circular PR2 Rota da Citânia, percorrendo assim a envolvência imediata do sítio arqueológico.
Com uma duração aproximada de três horas, a caminhada passa por vários locais com vestígios arqueológicos, assim como património etnográfico representado pelas ruínas dos vários moinhos do Rio Febras. O ponto de encontro é às 09h30, no Museu da Cultura Castreja, em Briteiros São Salvador.
No final do dia, às 21h30, tem lugar uma visita temática à exposição permanente do Museu Martins Sarmento, com uma duração previstas de uma hore e meia.
“Será dada ênfase às inscrições lapidares que fazem referência a Bormânico, divindade pré-romana que, ao que parece, terá tido um centro de culto na Vizela romana. Serão observadas as curiosas epígrafes latinas que lhe fazem referência, bem como alguns elementos das termas romanas de Vizela, ali encontrados”, refere a organização.