Uma equipa de mergulhadores descobriu um “tesouro espanhol” na costa da Florida, nos Estados Unidos, durante este verão. No total, foram encontradas mais de mil moedas de prata, cinco moedas de ouro e outros objetos raros, num valor superior a 852 mil euros, num navio do Império Espanhol que naufragou em 1715.
Segundo a 1715 Fleet – Queens Jewels, LLC, uma empresa norte-americana especializada nos destroços da chamada ‘Flota del Tesoro de 1715’, foram feitas “notáveis recuperações arqueológicas e históricas” durante uma operação levada a cabo este verão.
“Mais de mil moedas de prata conhecidas como ‘reales’ foram recuperadas (…). Além disso, cinco moedas de ouro, chamadas ‘escudos’, e outros artefactos raros de ouro foram recuperados durante a temporada do verão de 2025”, anunciou a empresa no seu site.
As moedas, que foram “preservadas sob séculos de areia e mar”, foram encontradas entre a “vasta fortuna transportada” pela Flota del Tesoro, que “levava as riquezas do Novo Mundo para Espanha” quando naufragou devido a uma tempestade na costa da Florida, em 1715.
No total, historiadores estimam que cerca de 400 milhões de dólares (cerca de 340 milhões de euros) em ouro, prata e joias foram perdidos na tempestade.
“Esta descoberta não se trata apenas do tesouro em si, mas das histórias que ele conta”, explicou Sal Guttuso, diretor de operações da 1715 Fleet – Queens Jewels, LLC. “Cada moeda é um pedaço da história, uma ligação tangível com as pessoas que viveram, trabalharam e navegaram durante a Idade de Ouro do Império Espanhol. Encontrar mil delas numa única recuperação é algo raro e extraordinário.”
Segundo destacou o responsável, “cada descoberta ajuda a reconstruir a história humana da frota de 1715” e a empresa está “empenhada em preservar e estudar estes artefactos para que as gerações futuras possam apreciar o seu significado histórico”.
As moedas foram cunhadas nas colónias espanholas do México, Peru e Bolívia e muitas ainda apresentam datas e marcas de cunhagem visíveis. Acredita-se, devido ao seu estado de conservação, que faziam parte de um único baú ou carregamento que se espalhou quando o navio naufragou.
Agora, as moedas recuperadas serão submetidas a uma “conservação cuidadosa antes de serem exibidas ao público”, estando previsto que sejam expostas em museus locais da Florida.
A frota partiu de Havana, em Cuba, em julho de 1715 e era composta por onze navios. Transportava carregamentos de ouro, prata, pedras preciosas, pérolas, porcelanas e outras mercadorias, num valor estimado de centenas de milhões de dólares.
Poucos dias após a partida, a frota foi surpreendida por um furacão e acabou por ser atingida pela forte tempestade na costa leste da Florida, entre o Cabo Canaveral e Fort Pierce. Dez dos onze navios afundaram e estima-se que cerca de 1500 marinheiros morreram.