Os deputados socialistas eleitos pelo distrito de Braga – Irene Costa, Sandra Lopes e Pedro Sousa – reuniram com o conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga para abordar as preocupações manifestadas pelos utentes ao partido.
A preparação do plano de inverno, a falta de medicamentos e o elevado número de reclamações foram os temas do encontro.
O conselho de administração (CA) assegurou, citado em comunicado do PS relativamente ao Plano de Inverno, que “apesar de algumas limitações em matéria de recursos humanos, não há qualquer motivo de alarme”.
Já no que concerne à falta de medicamentos o CA reconheceu que se verificou “um constrangimento pontual, entretanto ultrapassado, garantindo-se o normal fornecimento aos utentes”.
Já os parlamentares demonstraram preocupação com a redução de 10 por cento determinado pelo Governo no Orçamento de Estado para 2026, às ULS nos gastos com a aquisição de bens e serviços, designadamente no impacto dessa redução nos cuidados prestados às populações. O CA destacou “o objetivo da instituição em alcançar ganhos de eficiência, assegurando a continuidade dos cuidados e a boa gestão dos recursos disponíveis.”
Por último os deputados manifestaram a preocupação dos utentes com o elevado número de reclamações relacionadas com a humanização dos serviços, tendo o CA sublinhado que “estão a ser aplicadas medidas de melhoria de acordo com as reclamações dos utentes”.
No final, a deputada Irene Costa assegurou que os socialistas “continuarão a acompanhar de perto a realidade da ULS de Braga, defendendo soluções que valorizem os profissionais, reforcem a qualidade dos cuidados e garantam que cada cidadão é tratado com dignidade”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)






