O Cortejo Etnográfico, que reúne mais de três centenas de participantes, percorre este domingo, a partir das 16 horas, as ruas do centro histórico, naquele que é considerado pela associação de festas um “momento histórico” na divulgação etnográfica do Baixo Minho
Falar de Braga é salientar a sua dimensão etnográfica. Com registos e linhas bastante próprias, a etnografia do Baixo Minho foi ganhando preponderância no programa de São João.
Numa cidade rica em grupos folclóricos, que servem de baluarte para os usos e costumes minhotos, o São João assume-se como palco maior para as tradições folclóricas. Os grupos cantam e dançam recuperando o conceito de romaria até às festas com especial destaque à concretização do Cortejo Etnográfico e de mais um festival folclórico.
“Este é um momento-chave para contemplarmos novamente as capotilhas, pequenas capas traçadas sobre o peito, usadas pelas mulheres da cidade, tornadas num marco “distinto da etnografia” bracarense.
PROGRAMA
➡️16h30 | Saída da Rua de S. João
Cortejo Etnográfico
Itinerário: Rua de S. João > Rua D. Afonso Henriques > Rua de S. Marcos > Largo Barão S. Martinho > Rua do Souto > Rua da Misericórdia > Praça Municipal
➡️18h00 | Actuação dos grupos participantes no Cortejo Etnográfico em diversos pontos do Centro Histórico
➡️21h00 | Praça da República
Festival Folclórico do S. João