O Convento S.to António dos Capuchos, o antigo hospital de Guimarães, tem patente a exposição ‘Ciclos – no território têxtil de Guimarães e Vale do Ave’, da plataforma europeia Magic Carpets.
A mostra, centrada na riqueza e transformação contínua do território têxtil de Guimarães e Vale do Ave, nasce da residência artística de três artistas — Nicole Weniger (Áustria), Rio Drop (Suécia) e Ludgero Almeida (Portugal) -, realizada entre 29 de junho e 31 de julho, sob curadoria de Cláudia Melo, com assistência de Luísa Abreu e Ana Leandro.
Estes artistas desenvolveram projetos colaborativos com as comunidades locais, promovendo a integração, a documentação e a valorização do saber-fazer têxtil, com foco em práticas sustentáveis, economia circular e o resgate de técnicas ancestrais, de cujos trabalhos estão agora patentes na exposição, patente até 15 de setembro.
Fazendo parte da Ideias Emergentes, Magic Carpets é uma plataforma cofinanciada pelo programa Europa Criativa da União Europeia, com 16 parceiros europeus. Está focada na mobilidade de artistas emergentes para trabalhar em áreas de arte social na pesquisa e implementação de novas produções com artistas e comunidades locais.