A 22.ª edição do Concurso Municipal de Fotografia tem como tema ‘A Calçada Portuguesa e outras calçadas de Braga’. A decorrer de 27 de junho e 5 de julho, o concurso pretende valorizar e dar visibilidade ao património cultural da cidade, destacando a beleza estética e artística das emblemáticas calçadas que decoram as ruas, praças e passeios bracarenses.
A iniciativa pretende ainda homenagear a Calçada Portuguesa no âmbito da candidatura da ‘Arte e Saber-fazer da Calçada Portuguesa’ a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, da qual Braga é parceira.
O concurso conta com duas modalidades de participação: uma através da utilização de máquinas fotográficas próprias (com fornecimento de rolo fotográfico); outra com recurso a máquinas descartáveis, disponibilizadas pela organização.
No total, são admitidos 50 participantes, sendo 20 vagas destinadas a quem utilizar a sua própria máquina e 30 para quem optar pelas máquinas descartáveis.
As inscrições devem ser feitas a partir do dia 26 de maio (segunda-feira) através do link: https://t.ly/rFH-i.
Paralelamente, é convidado um fotógrafo profissional de Braga, que irá desenvolver um trabalho de autor composto por 20 imagens originais, com base no tema do concurso.
Este portfólio integrará o espólio da autarquia e será apresentado numa exposição pública a realizar em data a anunciar.
Durante o período do concurso, os participantes podem utilizar gratuitamente os autocarros dos Transportes Urbanos de Braga, bastando para tal apresentar uma declaração emitida pela Câmara Municipal de Braga que funciona como bilhete.
Tal como em edições anteriores, será organizada uma exposição pública dos trabalhos premiados e de uma fotografia de cada participante. Esta mostra tem lugar na Fonte do Ídolo, dando visibilidade à criatividade e talento dos concorrentes.
Este concurso é organizado pela Câmara Municipal de Braga, com o apoio dos TUB-EM e da empresa bracarense Koy Lab – Album Tailoring.
O regulamento do concurso pode ser consultado em braga.pt