A Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga assinalou, esta quinta-feira, seu 259.º aniversário com uma cerimónia solene marcada pelo juramento de 29 novos elementos, reforçando assim a sua missão de serviço à comunidade.
Durante a cerimónia, o vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, destacou o investimento significativo realizado pelo município na modernização e reforço da corporação. “Nos últimos anos, foram investidos cerca de dois milhões de euros em viaturas operacionais e diversos equipamentos de proteção individual, o que se traduziu num aumento de 36% na capacidade de resposta operacional da Companhia”, referiu.
Altino Bessa homenageou o percurso de uma instituição que, “ao longo dos séculos, tem desempenhado um papel fundamental na proteção e socorro das populações, simbolizando coragem, dedicação e um serviço público exemplar”.
Os 29 novos bombeiros integrados, esta sexta-feira, na corporação passaram por uma formação intensiva no Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, complementada por um período de estágio prático.
“A sua integração representa um passo importante no reforço da prontidão e eficiência da corporação”, diz o autarca.
Altino Bessa sublinhou ainda que “o município está a fazer um grande esforço financeiro com a integração destes novos elementos”, assinalando o dia como particularmente significativo tanto para a Companhia como para o concelho.