‘O Direito do Mais Fraco à Liberdade’, espetáculo provocador do coletivo SillySeason, estreia este sábado em Guimarães, pelas 21h30, no Centro Cultural Vila Flor.
A estreia absoluta da nova criação ‘O Direito do Mais Fraco à Liberdade’, do coletivo SillySeason, fundado há 13 anos em Lisboa, reúne em palco um elenco formado por Cátia Tomé, Duarte Melo, Ivo Saraiva e Silva, Rafael Carvalho, Ricardo Teixeira e Soraia Chaves.
Os SillySeason comemoram assim com o Centro Cultural Vila Flor o percurso artístico que têm percorrido, estreando em Guimarães o seu novo espetáculo, inspirado na obra do provocador e enigmático realizador e ator Rainer Werner Fassbinder (1945-1982).
O coletivo confessa que “estrear este projeto numa sala e numa cidade – Guimarães – que sempre nos acolheu com amor, enche-nos a todes de orgulho e de emoção. Um projeto que nos toca profundamente, não só pelo que representa neste percurso de quase 13 anos, mas pelas questões que aborda e ideais que inspira. A magistral obra de Fassbinder sempre como pano de fundo e as pessoas que juntámos numa mesa oval e que humildemente desafiámos, resultam numa das obras mais desafiadoras para o coletivo SillySeason”.
Em ‘O Direito do Mais Fraco à Liberdade’, situamo-nos em 1974 e R.W. Fassbinder prepara-se para realizar mais um dos seus filmes. Provocador e enigmático como sempre, misturando e confundindo todas as funções dentro desse objeto artístico – atores que são encenadores, que são argumentistas, que são produtores e segundos assistentes de realização, etc. – numa produção que rejeite a construção paternalista e hierárquica de uma sociedade.
O coletivo SillySeason, enquanto “turbo” de ensaio, celebra assim os 50 anos, não de um regime, mas de mais um dos históricos gritos pelo direito fundamental ao amor.
Espetáculo com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e com audiodescrição, e dirigido a maiores de 16 anos, a peça tem a direção e criação do coletivo SillySeason (Cátia Tomé, Ivo Saraiva e Silva e Ricardo Teixeira) e interpretação de Cátia Tomé, Duarte Melo, Ivo Saraiva e Silva, Rafael Carvalho, Ricardo Teixeira e Soraia Chaves, vídeo de Ricardo Branco, música de Ricardo Remédio.
É uma coprodução d’A Oficina/Centro Cultural Vila Flor, RTP – Rádio e Televisão de Portugal, Teatro Diogo Bernardes, Teatro das Figuras, e apoio em residência n’O Espaço do Tempo, no Centro de Criação de Candoso (CCC) e na Fábrica ASA.
Os bilhetes para assistir a esta estreia absoluta têm o valor de 15 euros ou 10 euros com desconto, podendo ser adquiridos online em oficina.bol.pt e presencialmente nas bilheteiras dos equipamentos geridos pel’A Oficina como o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) e a Loja Oficina (LO).