A cidade de Terrassa, no nordeste da Catalunha, decidiu proibir temporariamente a adoção de gatos pretos nos abrigos da região, como forma de evitar que os animais sejam vítimas de supostos “rituais sinistros” durante o Halloween, avança a imprensa espanhola.
Segundo o serviço local de bem-estar animal, todos os pedidos de adoção ou acolhimento de gatos pretos serão recusados entre 6 de outubro e 10 de novembro, protegendo-os de possíveis maus-tratos ou utilização indevida como adereços.
O vice-presidente da câmara, Noel Duque, explicou à emissora RTVE que “os pedidos de adoção de gatos pretos aumentam geralmente nesta altura do ano”. O responsável acrescentou: “Tentamos prevenir que as pessoas adotem porque é uma tendência ou por impulso. E, em casos como estes, que sabemos que existem, é para prevenir quaisquer práticas macabras”.
Embora não haja registo de crueldade contra gatos pretos em Terrassa, a decisão foi tomada após alertas de grupos de proteção animal, em resposta a incidentes ocorridos noutras regiões.
O município possui mais de 9.800 gatos, e o centro de adoção local acolhe cerca de 100 felinos, 12 dos quais pretos, segundo a Agência de Notícias Catalã.
A câmara de Terrassa sublinhou que a medida é “temporária e excecional”, e representa uma precaução extra para o bem-estar animal, mas não descartou repetir a proibição em anos futuros. Durante este período exceções serão avaliadas individualmente, e os pedidos normais de adoção regressam no fim do Halloween.