Guimarães assinala, no próximo sábado, os 840 anos da morte de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, ocorrida a 6 de dezembro de 1185, com 76 anos, uma data incomum para a época.
Promovida pela GOA, Grã Ordem Afonsina, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e da Associação de Veteranos Lanceiros de Portugal, a iniciativa tem como objetivo: proclamar D. Afonso Henriques como autor da independência de Portugal, sublinhando que assinalar a data é “um ato de justiça histórica”.
O dia inicia às 10h30, com a homenagem no alto da Colina Sagrada. Segue-se, às 11h00, um Porto de Honra e visita ao Museu Militar da Casa do Lanceiro.
Às 11h30, decorre a Assembleia Geral da Associação dos Antigos Alunos do Seminário de Braga, onde são debatidos os contributos da Igreja para as comemorações dos 900 anos de Portugal.
Pelas 12h30, tem lugar a cerimónia no Memorial ‘Aos Lanceiros de Portugal’, seguida de um almoço de confraternização.
A jornada culmina às 16h30, com uma missa solene na Igreja do Carmo, celebrada por um antigo aluno dos Seminários de Braga, estando convidado o Arcebispo Emérito D. Jorge Ortiga para liderar a cerimónia religiosa.






