O ‘Cidadania Contra a Indiferença’ acredita que nestas Eleições Legislativas antecipadas é possível fazer recuar abstenção no distrito de Braga dos 27, 8% de 2024, para os 27%. O ato eleitoral deste domingo é “mais um desafio” neste combate.
O Movimento Cidadania Contra a Indiferença mostra que a abstenção no distrito revela uma tendência de descida: nas eleições de 2024, baixou a verificada em 2022 de 48,5% (a nível nacional) para 40%,; no distrito de Braga este número que era de 36,3% passou para 28,7%; e na cidade de Braga de 35,7% para 27,8%.
“É uma grande responsabilidade aquela que nos espera coletiva e individualmente no próximo domingo, sendo possível, baixar esta taxa para os 20 por cento em Braga”, diz o movimento bracarense
Afinal, “são 5 minutos que fazem toda a diferença para defendermos a Democracia”, até, como diz o lema deste ano do Movimento: ‘Votar é o nosso poder. Combate a Abstenção. Vota’.
15 DIAS DE CAMPANHA
Em jeito de balanço de 15 dias de Campanha contra a Abstenção, o Movimento de Cidadania Contra a Indiferença realça o empenho posto na iniciativa, “em particular, dos estabelecimentos de hotelaria e dos estudantes da Universidade do Minho que, este ano, e pela primeira vez, na história do Enterro da Gata, dedicaram as suas festas ao combate a um dos piores flagelos da nossa Democracia [abstenção]”
No cortejo Enterro da Gata destaca o grupo Bomboémia que envergava a t-shirt, tal como muitos bracarenses, onde se pedia: ‘No próximo dia 18 faça como EU: Vote’. Destaca ainda os funcionários nos cafés e restaurantes, que, em dias distintos, vestiram, igualmente, a t-shirt, “num exemplo de exercício de cidadania”.
A par destas iniciativas, os jornais diários, o movimento aponta a publicação, todos os dias, de apelos para a ida às urnas de cidadãos anónimos, realçando “o carácter transversal e a importância de ninguém ficar em casa”.
Durante as duas semanas de campanha, o Movimento contactou com os diferentes cabeças de lista pelo círculo de Braga que aceitaram vestir ou deixar-se fotografar com a t-shirt e, sempre que possível, com os candidatos a primeiro-ministro, pedindo-lhes que não se esquecessem, de nas suas intervenções, apelarem à ida às urnas.
Fernando Gualtieri (CP7889)
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