Celina Sousa, professora de educação especial, é a candidata da coligação CDU (PCP/PEV) à Câmara de Paredes de Coura, nas eleições autárquicas de outubro para “dar voz ao descontentamento que se tem feito sentir no concelho”.
“Achamos que somos uma alternativa e que temos algo a dizer. Temos a noção que é muito difícil porque o PS tem uma longa história no poder autárquico do concelho, mas não é por isso que desistimos”, confirmou esta quinta-feira a candidata.
Em declarações à agência Lusa, Celina Sousa apontou o ambiente como uma das prioridades da sua candidatura por pertencer ao Partido Ecologista Os Verdes.
“Vivemos numa zona rural. Acho que a defesa do rio [Coura] está a ser muito abandonada, tanto em termos turísticos como de proteção. Pode ser feito muito trabalho nessa área, também na proteção das florestas e da pequena agricultura”, especificou.
A educação, a saúde e a área social também “despertam muito interesse” à candidatura, uma vez que “Paredes de Coura é um concelho muito interior do Alto Minho, com uma população muito envelhecida”.
Relativamente à indústria, “sobretudo do setor automóvel, realçando que “o trabalho por turnos tem um impacto muito negativa nas famílias”.
“Sou professora e noto isso no acompanhamento que os pais dão aos filhos. O trabalho por turnos tem um impacto muito pesado. A aposta tem de ser numa indústria que tenha horários mais amigos das famílias”, referiu.
Celina Sousa, natural de Paredes de Coura, “é membro assíduo nas listas da CDU desde os 18 anos”.
Durante vários anos foi conselheira nacional do Partido Ecologista ‘Os Verdes’. É membro/porta-voz da CDU na Assembleia Municipal de Paredes de Coura há oito anos.
Atualmente, o executivo da Câmara de Paredes de Coura é composto por quatro eleitos pelo PS e um pela coligação PSD/CDS-PP.
Além de Celina Sousa, estão confirmadas as candidaturas do atual vice-presidente de Câmara, Tiago Cunha (PS), Emília Cerqueira (PSD) e Edmundo Gomes (Chega).