As operações da Cávado Mobilidade registaram, entre janeiro e setembro de 2025, um aumento de 24,1% no número de passageiros ao transportar mais de 2,445 milhões de passageiros face ao período homólogo de 2024, divulgou esta quarta-feira a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado.
Para Cávado Mobilidade o crescimento “confirma uma tendência de crescimento sustentado da procura pelo transporte público rodoviário na região”.
“Este aumento expressivo reflete o impacto positivo das políticas de mobilidade implementadas pela Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), nomeadamente a introdução do Passe Gratuito Jovem, que permite a emissão de passes gratuitos a todos os cidadãos com menos de 23 anos”, afirma a CIM Cávado em comunicado, acrescentando que “os resultados agora apurados demonstram que as medidas de incentivo ao uso do transporte público estão a produzir efeitos muito positivos”.
A CIM refere que o Passe Gratuito Jovem “tem sido um fator determinante na captação de novos utilizadores, contribuindo igualmente para uma mobilidade mais inclusiva e sustentável”.
Para além deste programa, as restantes políticas tarifárias promovidas pela Autoridade Intermunicipal de Transporte do Cávado (AITC), bem como a melhoria na informação disponibilizada ao público, têm também “reforçado a confiança dos utilizadores no sistema. A aposta na qualidade do serviço, na transparência da informação e na simplificação do acesso são pilares fundamentais para a estratégia seguida”.
“A Cávado Mobilidade continua, assim, a afirmar-se como um pilar essencial na promoção de uma mobilidade sustentável, acessível e integrada em toda a região do Cávado”, refere a CIM.
Para um “futuro próximo”, a CIM Cávado anuncia o reforço “desta trajetória de crescimento através da expansão da rede de transportes, da digitalização dos serviços e da integração com outros modos de mobilidade suave”.