A Torre de Menagem do Castelo de Lanhoso foi visitada ou revisitada, em 2025, por 1063 residentes no concelho. Desde a implementação de visitas gratuitas para residentes locais, em 2023, o ex libris daquela localidade, foi visitado por 3.075 pessoas.
No global do ano de 2025, o número de visitantes da Torre de Menagem manteve-se praticamente inalterado, contando-se 11.730 pessoas. O mau tempo registado no último trimestre condicionou a procura por aquele espaço histórico.
Em 2025, 2.156 visitantes estrangeiros, de 55 nacionalidades e de todos os continentes, passaram pelo local. De entre as origens dos visitantes, regista-se a estreia de nacionais da Nigéria e do Quirguistão, por exemplo.
Para além da portuguesa, quem mais visita este espaço tem nacionalidade brasileira, espanhola e francesa.
Composta por quatro pisos, a Torre de Menagem continua, contudo, a atrair visitantes que já traziam a intenção de a visitar/revisitar ou que o fazem por curiosidade dada a peculiar implantação do Castelo de Lanhoso, que se ergue sobre o maior monólito granítico da Península Ibérica.
Estima-se que o número de pessoas que apenas visita o interior da muralha, ficando-se pela contemplação das magníficas paisagens que envolvem o local, seja mais do dobro do número de pessoas que percorre a Torre de Menagem, atualmente com a exposição ‘A Herança Cultural da Póvoa de Lanhoso’.






