A Câmara de Caminha lançou um novo projeto destinado a apoiar os alunos do 12.º ano do Agrupamento de Escolas local, através da introdução de aulas de ioga no horário letivo.
Com esta “iniciativa inovadora e profundamente humanista”, a autarquia pretende ajudar os estudantes a lidar com “o stress e a ansiedade associados à reta final do ensino secundário, marcada pelos exames nacionais e decisões sobre o futuro académico e profissional”.
O objetivo é “promover o bem-estar emocional e a autorregulação, contribuindo para um ambiente escolar mais equilibrado”.
As sessões de ioga são conduzidas por profissionais especializados e decorrem no âmbito das aulas de Educação Física, graças a uma parceria entre o município, a Associação de Estudantes e os professores da disciplina.
Esta medida surge na continuidade do trabalho desenvolvido pelo município de Caminha na promoção do ioga em contexto educativo.
A prática já está implementada nas Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º ciclo e em programas de ocupação de tempos livres, com “resultados positivos ao nível da concentração, autocontrolo e desenvolvimento emocional das crianças”.