A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta quarta-feira, por unanimidade, em reunião ordinária de Executivo, três propostas que abrangem diversos apoios de valor global de 262.500 euros para as Juntas e Uniões de freguesia.
Segundo a autarquia, a maior proposta aprovada, no valor global de 162 mil euros, é para apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança Rodoviária e Material Circulante para cinco freguesias.
Para Barroselas, foram aprovados cinco mil euros para aquisição de equipamentos para trabalhos operacionais; para Castelo do Neiva, sete mil euros para implementação de um sistema de gestão do Parque de Autocaravanas.
Foram aprovados 50 mil euros para a União de Freguesias de Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia e Moreira) e Deão, para a segunda fase da requalificação de arruamentos: Caminho de Sopipe, Caminho Sisto de Fora e Rua do Cruzeiro. Foram igualmente aprovados 50 mil euros para Santa Marta de Portuzelo, para a segunda fase da requalificação da rede de águas pluviais e pavimentação na Rua de Talharezes e Rua dos Pescadores.
Já para Vila Fria, foram igualmente aprovados 50 mil euros para reconstrução de muro e execução de passeio na Avenida da Igreja.
A proposta de apoios às Juntas e Uniões das Freguesias – Requalificação Urbana/Centros Cívicos abrange um total de 61.500 euros para duas freguesias. Para Carreço, 35.500 euros para conclusão da requalificação do Adro da Igreja Paroquial de Santa Maria de Carreço; e 26 mil euros para Outeiro, para levantamento e reposição da calçada romana situada no logradouro em frente ao cemitério.
No âmbito da proposta para apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos, foram aprovados um total de 39 mil euros para outras duas freguesias: 20 mil euros para Serreleis, para instalação de infraestruturas técnicas e AC no edifício da sede da Junta de Freguesia; e 19 mil euros para a União de Freguesias de Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia e Moreira) e Deão, para a conclusão da elaboração de projeto Frente Fluvial entre o Lugar da Passagem e a Capela da Senhora das Candeias, Moreira de Geraz do Lima – requalificação de margens, espaço envolvente e equipamentos de apoio.






