A Câmara de Guimarães aprovou em reunião de Executivo cerca de um milhão de euros em apoios diretos de cerca de um milhão de euros ao abrigo dos regulamentos de Apoio às Instituições de Solidariedade Social e do Apoio ao Desporto.
No que se refere às instituições de solidariedade social foram aprovadas 29 candidaturas, num montante global de 1,173 milhões de euros, com especial incidência em projetos de reforço da capacidade de resposta em berçários e creches (644 mil euros) e em iniciativas de inovação social para o envelhecimento ativo (528.500 euros), enquadradas nos planos municipais em vigor.
Adicionalmente, foram analisadas e propostas para financiamento outras 47 candidaturas, abrangendo áreas como a infância e juventude, igualdade de género, apoio a pessoas com deficiência, combate à exclusão social, promoção do envelhecimento ativo e reforço da resposta comunitária, num valor total de 1,296 milhões de euros.
No conjunto, os apoios diretos concedidos em 2025 ascendem, assim, a cerca de 2,468 milhões de euros
No Apoio ao Desporto (época 2024/2025) foram consideradas 156 associações desportivas registadas no respetivo Regulamento, sendo aprovados apoios em três domínios: Construção e requalificação de instalações desportivas: 369 mil euros, incluindo obras de iluminação, relvados, bombas de calor e pavilhões e a aquisição de material desportivo e viaturas: 422 mil euros, abrangendo tatamis, equipamentos diversos e carrinhas de transporte.
Já para as deslocações a competições nacionais e internacionais foram aprovados nove mil euros, com apoio logístico, material e financeiro aos atletas envolvidos.