A Câmara de Braga entregou cartões-refeição aos voluntários de proteção e socorro da Estrutura Operacional de Emergência da Cruz Vermelha e das Equipas de 1ª Intervenção das Unidades Locais de Proteção Civil de Este (S. Mamede e S. Pedro), Lomar e Arcos e Pedralva.
Os cartões-refeição foram também entregues aos Bombeiros Voluntários de Braga durante o jantar de Natal da corporação.
Este é um benefício que resulta do Regulamento de Concessão de Direitos e Benefícios aos Voluntários de Proteção e Socorro do Concelho de Braga, em vigor desde 2024.
O regulamento prevê a atribuição de subsídio para fazer face a despesas com a alimentação (com atribuição de cartão próprio para o efeito), atribuído em função do número de anos de serviço ativo, com um mínimo de 200 horas/ano de voluntariado: entre 1 e 10 anos (150 euros), 11 e 20 anos (200 euros), 21 e 25 anos (250 euros) e mais de 25 anos de serviço (300 euros).
No ato da entrega, Altino Bessa, vice-presidente da autarquia, recordou que, para além dos apoios proporciona a estas entidades, tanto de ordem financeira como de estreita colaboração em várias iniciativas, “esta medida traduz-se num apoio direto a todos os voluntários que, diariamente, abdicam do seu tempo livre em prol da segurança da população”.
“O município já apoia estas entidades a desempenharem a sua missão, mas consideramos que devíamos, também, apoiar diretamente cada um dos voluntários que fazem com que o sistema de proteção civil e socorro municipal funcione. A atribuição deste apoio simboliza o reconhecimento justo e merecido a todos os homens e mulheres que voluntariamente contribuem para a segurança da população”, sublinhou o também responsável pelo pelouro da Proteção Civil.







