Na 1.ª edição, que decorreu noano letivo 2024/2025, em 10 escolas, envolvendo 2138 alunos, foram recolhidas quase duas toneladas de embalagens.
“O entusiasmo da comunidade escolar, aliada aos bons resultados alcançados, levou a Tetra Pak, em parceria com a Braval, a alargar o projeto a mais 40 escolas no presente ano”, refere a empresa intermunicipal de valorização e tratamento de resíduos sólidos, com sede em Braga.
Refira-se que a Escola Básica n.º 2 de Vila Verde foi distinguida com um prémio no valor de 500 euros, no âmbito daquele projeto no passado ano letivo.
O projeto pretende sensibilizar alunos, professores e auxiliares para a reciclagem dos pacotes de leite e sumos no ecoponto amarelo.
Ingride Falcão, responsável pela sustentabilidade da Tetra Park Ibéria afirma que “o projeto-piloto, que decorreu no ano letivo passado, permitiu o envio, para reciclagem, de uma importante quantidade de embalagens”.
“Este projeto demonstrou que, com as condições certas, é possível aumentar as quantidades recolhidas, ao mesmo tempo que promove a sensibilização para a reciclagem, de uma forma mais abrangente, não apenas junto dos alunos, professores e auxiliares, mas das famílias. Registámos muitos casos em que as crianças traziam embalagens de casa para colocar no contentor da escola”, diz.
Já Pedro Machado, diretor geral executivo da Braval nota: “Acreditamos que todos temos a ganhar com projetos desta natureza. As escolas são um local privilegiado para a sensibilização, uma vez que á aí que se formam os futuros cidadãos, para além de as crianças serem fortes influenciadores do comportamento dos pais nestas matérias.”
“A parceria com a Tetra Pak é, para nós, um privilégio e a Braval estará sempre disponível para colaborar em iniciativas como esta”, assegura.
Todas as escolas recebem contentores próprios para a colocação das embalagens, bem como materiais de comunicação para que a comunidade escolar possa ser informada sobre o projeto, aumentando a participação.
São distribuídos cartazes para afixação nas escolas e será enviado um folheto digital para partilhar com os encarregados de educação. Para além disso, em cada uma das escolas, realiza-se uma ação de sensibilização, para alunos, professores e auxiliares, onde a temática da reciclagem será abordada.
Aos professores e responsáveis do projeto cabe acompanhar e relembrar a participação de todos, encontrando a melhor forma para que as embalagens possam chegar ao destino final: o ecoponto amarelo.