Em mais uma sessão do ‘Ágora de Cá’, a zet gallery, em Braga, propõe refletir sobre sobre as ligações entre museus e colecionismo. Este sábado, pelas 17h00.
Fernando Santos (Galerista), João Silvério (Curador da Coleção PMLJ), José Lima (Colecionador), Manuela Hargreaves (Historiadora de Arte), Marlene Oliveira (Diretora da Fundação Cupertino de Miranda), Paula Cabaleiro (Gestora Cultural e membro efetivo do Consello da Cultura Gallega) e Sandra Vieira Jürgens (Diretora/Curadora da Coleção de Arte Contemporânea do Estado) são os convidados de mais da sessão do Ágora de Cá, o programa de Pensamento e Arte Contemporânea da zet gallery, numa conversa moderada por Helena Mendes Pereira, diretora geral e curadora da zet gallery.
Tendo no horizonte a abertura do novo museu de Pensamento e Arte Contemporânea do dst group, importa debater as ligações entre colecionadores privados e os museus e a sua importância no ecossistema artístico.
“O mundo da arte não existe sem artistas, mas também não existe sem colecionadores. São eles que mantêm toda a ecologia da arte, afirmando-se como grandes consumidores e os que mantêm o sistema a funcionar”, destaca Helena Mendes Dias.
Acrescenta que “é fundamental ‘patrimonializar’ estas coleções, acolhendo-as, condignamente, em edifícios preparados para o efeito, públicos ou privados, preservar o património e, acima de tudo, uma consciência de que cabe aos de hoje tratar uma História para contar no futuro”.
Entrada gratuita, sem marcação prévia.