A sala principal do Theatro Circo, em Braga, acolhe este sábado, às 21h30. e domingo, às 16h00, o espetáculo ‘Um Inimigo do Povo’, com direção e dramaturgia de Marco Martins.
O espetáculo estreia no sábado conta com legendagem, e no domingo com legendagem e áudio descrição. A peça é interpretada em português, inglês, bengali e outras línguas, com legendas em português.
No sábado, às 15hoo, Marco Martins junta-se a Gisela Casimiro no ciclo Contexto, para uma conversa inspirada nos temas da peça e mediada por Alexandra Balona.
Esta criação é fruto de um convite da Braga 25, com coprodução do Centro Cultural de Belém, do Teatro Municipal do Porto.
Há um ano, Marco Martins pensava adaptar a peça ‘Um Inimigo do Povo’, de Henrik Ibsen, com a ideia de explorar o conflito entre o indivíduo e o coletivo. Pela mesma altura, em dezembro de 2024, a PSP realizou uma operação especial de prevenção criminal na Rua do Benformoso, em Lisboa, acontecimento que se tornou mediático a nível nacional.
Com referências do texto original, material jornalístico da investigação de Joana Pereira Bastos e Raquel Moleiro, e testemunhos reais de quem viveu este episódio – que compõem o elenco ao lado dos atores Rita Cabaço e Rodrigo Tomás -, o encenador criou ‘Um Inimigo do Povo’. Um retrato da imigração ao longo da história e da forma como se manipula, social e politicamente, a imagem das comunidades em minoria.
Bilhetes (12€/ Cartão Pentágono 6€) disponíveis na bilheteira do Theatro Circo, nos locais habituais e na BOL, em bit.ly/uminimigodopovo.






