O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, participou em Lviv, na Ucrânia, na primeira edição do Enlargement CEmp, um encontro que juntou jovens portugueses e ucranianos para debater o futuro da União Europeia.
Inspirado no Summer CEmp, organizado desde 2017 pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, este novo formato decorreu, pela primeira vez, fora de território português, assinalando simbolicamente os 40 anos da assinatura do tratado de adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia.
Durante três dias, cerca de 40 jovens, 20 de Portugal e 20 da Ucrânia, debateram temas como o alargamento da União Europeia, a segurança e defesa comuns, a cidadania europeia, a competitividade e a solidariedade no espaço europeu.
Na sessão dedicada ao papel das cidades na construção europeia, Ricardo Rio integrou um painel juntamente com Andriy Sadovyi, presidente da Câmara de Lviv, e Andriy Moskalenko, vice-presidente.
A sessão contou também com a presença da Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhailenko, de Sofia Moreira de Sousa, responsável da delegação da União Europeia em Portugal, Luís Alves, director da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, e de outros responsáveis da União Europeia.
SILODARIEDADE CONCRETA
Para o auarca bracarense, a participação no Enlargement CEmp foi um sinal da relevância das cidades na construção do projeto europeu.
“Em momentos de grande incerteza, a cooperação entre territórios e a participação ativa da juventude são fundamentais para reforçar os valores de solidariedade, liberdade e democracia que definem a União Europeia”, referiu.
Durante esta visita a Lviv, Ricardo Rio foi recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal, Andriy Sadovyi, ocasião em que ambos tiveram oportunidade de aprofundar laços institucionais e partilhar boas práticas de governação local, destacando a importância da cooperação entre cidades no atual contexto europeu.
Ricardo Rio recordou que “desde o primeiro momento da invasão da Rússia”, o município de Braga foi solidário com a Ucrânia e, em particular, com a cidade irmã, Ivano-Frankivsk.
“Braga respondeu com ações concretas, organizando o envio de autocarros de evacuação, acolhendo crianças ucranianas num campo de férias solidário, promovendo sessões públicas de apoio e criando um espaço dedicado à literatura ucraniana na nossa biblioteca municipal. Estas iniciativas, desenvolvidas em parceria com a comunidade luso-ucraniana, com a Embaixada da Ucrânia e com redes europeias como o Comité das Regiões ou a Eurocities, traduzem bem o nosso compromisso com a paz, a solidariedade e a integração, valores fundamentais para o projeto europeu que defendemos”, concluiu.
Organizado pela Agência Erasmus+ em articulação com a Câmara Municipal de Lviv e com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Enlargement CEmp, integrou debates, workshops e visitas culturais, sublinhando o papel transformador da União Europeia, tanto para os Estados-Membros como para os países candidatos.