A candidatura para Requalificação do Largo do Pópulo e da Fachada e Cobertura do Edifício do Pópulo, em Braga, foi aprovada, beneficiando de um apoio financeiro de cerca de 2,7 milhões de euros, num investimento total que ronda 4,5 milhões, anunciou esta sexta-feira a autarquia.
Em comunicado, acrescenta que a requalificação do Largo do Pópulo e da sua envolvente visa revitalizar o espaço público, “promovendo a mobilidade suave, a inclusão social e a valorização do centro histórico enquanto polo de atratividade cultural e turística”.
“Esta operação procura concretizar objetivos de caráter urbano, através da reabilitação e redesenho do espaço público, introduzindo soluções contemporâneas que conferem uma nova leitura a toda a área envolvente”, explica a autarquia.
No plano ambiental, a intervenção enquadra-se nos critérios de “mitigação das alterações climáticas, privilegiando a utilização de materiais regionais e a redução da pegada ecológica”.
O comunicado adianta que, em termos de acessibilidade, “o projeto assegura melhorias significativas nas condições de mobilidade, com a eliminação de barreiras arquitetónicas, a criação de rampas e atravessamentos acessíveis e a implementação de instalações sanitárias adaptadas”.
A operação contempla ainda uma revisão e ampliação das áreas verdes, “promovendo uma gestão mais sustentável dos espaços naturais e introduzindo novas configurações paisagísticas”.
“O projeto cofinanciado pelo Programa Regional NORTE2030 conjuga a preservação do património arquitetónico com a modernização funcional dos espaços públicos, representando uma iniciativa estratégica para a valorização do património histórico, a promoção da sustentabilidade urbana e o reforço da qualidade de vida no centro da cidade”, remata a Câmara bracarense.






