A Câmara de Braga conseguiu uma poupança anual superior a 90 mil euros apenas na iluminação pública, desde 2024, com a implementação da plataforma WATT, anunciou esta terça-feira a autarquia.
Em comunicado, o município dá conta das medidas implementadas em termos de eficiência, destacando o “trabalho desenvolvido na gestão inteligente dos recursos energéticos”, com a implementação desta plataforma.
“A revisão sistemática dos contratos e a monitorização digital assegurada pela integração da WATT com ferramentas como o ERP AIRC e o broker SOVOS/Saphety têm garantido um controlo orçamental rigoroso e a deteção de faturas anómalas, evitando prejuízos para o erário municipal”, assegura a autarquia.
Segundo a Câmara de Braga, “este modelo de gestão baseia-se em três pilares: transparência, eficiência e sustentabilidade”.
O município sublinha que a política para a energia e o ambiente “assenta numa visão estratégica: promover o desenvolvimento económico e social do concelho através da eficiência, da poupança e da valorização dos recursos naturais”.
A autarquia tem investido na reabilitação habitacional sustentável, na instalação de painéis solares e na substituição progressiva da iluminação pública por tecnologia LED, “medida que representa uma poupança significativa e uma redução expressiva da pegada de carbono, sendo comparticipada em 50% pela Câmara Municipal”.