A UMinhoExec – Escola de Formação de Executivos da Universidade do Minho vai ter casa própria em pleno centro de Braga, no histórico Edifício do Castelo. Na próxima sexta-feira, às 10h00, realiza-se a “cerimónia de lançamento da primeira telha” da reabilitação do imóvel.
“Esta obra emblemática tem um investimento de nove milhões de euros, cinco dos quais financiados pelo Programa Portugal 2030, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), e os restantes pela Câmara Municipal de Braga (CMB) e por 20 empresas e instituições associadas da UMinhoExec”, anunciou esta quarta-feira a universidade.
A cerimónia prevê as intervenções do presidente da CCDR-N, António Cunha, do presidente da CMB, Ricardo Rio, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do presidente da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da UMinho (EEG), Luís Aguiar-Conraria, além do professor André Fontes, da Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho, e de Graça Coelho, CEO do Cachapuz Bilanciai Group.
O momento vai contar também com os representantes das 20 associadas fundadoras da UMinhoExec: Torrestir, dst group, Bragalux, Onires, IBG Europe, Mecwide, SC Braga, Grupo Casais, Officetotal Food Brands, Banco Carregosa, Grupo Erre, Impetus, Navarra, HUB7, Ordem dos Contabilistas Certificados, Petrotec, PwC, Silsa Confecções, Cachapuz e NBKS Digital Services.
Segundo a UMinho, “esta reabilitação simboliza a reaproximação entre conhecimento, economia e território, ao transformar um edifício devoluto num centro de formação e inovação e ao modificar a natureza da UMinhoExec, abrindo-a à participação do setor privado. Situado onde outrora se ergueu o castelo medieval da cidade, o Edifício do Castelo sediou a Escola Industrial de Braga, a Escola Secundária Alberto Sampaio e, mais tarde, serviços da UMinho, da autarquia e da Estradas de Portugal”.
Criada em 2014, a UMinhoExec conta com mais de 6000 diplomados e de 160 programas realizados nas áreas de Gestão, Recursos Humanos, Gestão e Administração Pública, Contratação Pública, Marketing, Estratégia, entre outros, além de pós-graduações à medida para instituições prestigiadas, como a Caixa Geral de Depósitos, o Instituto da Segurança Social ou a Autoridade Tribuária, e projetos de consultoria empresarial/institucional.
“A sua atividade tem tido impacto direto na qualificação de quadros superiores e dirigentes da região e do país. A sua nova casa vai permitir aproximar o ensino superior do tecido empresarial e dos desafios da economia contemporânea, acentuando em paralelo o foco em inovação, formação híbrida, laboratórios tecnológicos e atração de talento”, conclui a UMinho.