A Câmara de Braga lançou o programa ‘Munícipe Atento’, uma iniciativa que visa promover a “participação ativa, informada e construtiva dos cidadãos no desenvolvimento da cidade”, anunciou esta sexta-feira a autarquia em comunicado.
Este novo programa convida a população a apresentar ideias, sugestões, iniciativas ou oportunidades de melhoria, com “soluções exequíveis” para a sua implementação pelo município.
“Assente num modelo de administração mais aberta e participada, o ‘Munícipe Atento’ pretende reforçar os laços entre os munícipes e a cidade, destacando o papel fundamental dos cidadãos como protagonistas no processo de transformação urbana”, refere a nota.
O programa tem duas edições por ano e está aberto à participação de todos os residentes no concelho de Braga com mais de 18 anos, que não tenham vínculo funcional com a estrutura municipal. Em cada edição, são atribuídos três prémios de carácter não financeiro, em reconhecimento do contributo cívico prestado.
As propostas devem estar enquadradas nas áreas de intervenção municipal, como ação social, urbanismo, habitação, mobilidade, ambiente, cultura, turismo, educação, desporto, saúde e outras competências municipais. Cada candidatura deve ser acompanhada por uma proposta detalhada de solução, com indicação da localização, imagens ilustrativas (quando aplicável) e estimativa de despesa associada.
É possível apresentar candidaturas individuais ou em grupo, sem limite no número de propostas por participante.
As candidaturas podem ser submetidas através do formulário próprio disponível nos Serviços Online do Município de Braga, em https://braga.balcaoeletronico.pt/ ou entregues presencialmente no Balcão Único de Atendimento e/ou Espaços Cidadão.