A Comissão da Semana Santa de Braga integra o programa que da IV edição do Dias da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa, durante todo o mês de outubro, foi anunciado esta segunda-feira.
Em comunicado, a Comissão adianta que o programa desta edição das celebrações, que se realizam anualmente, inclui mais de cinquenta atividades que decorrem em cerca de uma dezena de cidades de Espanha, Malta e Portugal.
Em Braga, 12 de outubro, é proporcionada aos visitantes do Tesouro-Museu da Sé com entrada gratuita.
A 18 de outubro realizar-se uma visita guiada à Igreja de Santa Cruz, um dos espaços fundamentais do imaginário da Paixão de Cristo na cidade de Braga.
A visita tem inicio às 10h00, com ponto de encontro na porta principal da Igreja de Santa Cruz. A participação é gratuita e requer marcação prévia através dos contactos: 253 263317 / comissao@semanasantabraga.com
Ainda no Tesouro-Museu da Sé de Braga são apresentadas, por marcação, quer o teatrinho de fantoches onde se conta a história do farricoco em rima, quer a exploração das tradições da Semana Santa de Braga através da leitura do livro ‘A Semana Santa de Braga’. As duas atividades são dirigidas às crianças do pré-escolar e 1º ciclo, com marcação prévia.
OPORTUNIDADE ÚNICA
A ‘Rede Europeia de Celebrações…’ é uma proposta que visa divulgar os valores culturais, tanto materiais como imateriais, da Semana Santa para além das datas em que é celebrada. Ao mesmo tempo, oferece aos residentes e visitantes uma programação turística e cultural diversificada.
Dado que na Semana Santa e na Páscoa os cidadãos concentram a sua atenção em viver as suas próprias tradições, estas jornadas representam uma oportunidade única para conhecer um valioso legado de vários pontos da Europa fora do seu período habitual.
Cada localidade organiza a sua própria programação, que inclui visitas guiadas a museus, igrejas e exposições, conferências, concertos e workshops, percursos temáticos e jornadas de portas abertas.
Desde a música sacra e as tradições populares até propostas didáticas para crianças, o programa procura valorizar o património material e imaterial da Semana Santa e da Páscoa, aproximando o público local e os visitantes da riqueza cultural, histórica e espiritual destas celebrações em diferentes cidades europeias.