Braga é uma das cinco cidades portuguesas distinguidas na prestigiada Cities A List do CDP (Carbon Disclosure Project), anunciou esta terça-feira a autarquia, que sublinha tratar-se uma classificação internacional que reconhece os municípios com melhor desempenho em ação climática, transparência ambiental e planeamento estratégico para a sustentabilidade.
Em comunicado, autarquia afirma que a distinção coloca a cidade minhota entre “um grupo restrito de autarquias que demonstram liderança consistente na mitigação das alterações climáticas, adaptação a riscos ambientais e implementação de políticas públicas orientadas para a neutralidade carbónica.”
“A presença nesta lista reflete critérios técnicos exigentes, baseados em dados verificáveis, metas mensuráveis e resultados concretos”, refere.
A avaliação do CDP incide sobre indicadores como inventários de emissões; planos de adaptação climática; eficiência energética; mobilidade sustentável; gestão de resíduos e envolvimento comunitário.
“Estar nesta rede significa que Braga não só planeia, mas executa e reporta com transparência a sua estratégia climática”, salienta o comunicado, referindo que a integração na Cities A List confirma um caminho que a autarquia tem vindo a consolidar: reforço das infraestruturas verdes; aposta na mobilidade suave e descarbonização; eficiência energética em edifícios públicos; políticas de educação ambiental e participação cívica; alinhamento com metas europeias de neutralidade climática.
Citado no comunicado, Altino Bessa, vice-presidente da autarquia, sublinha a relevância estratégica desta distinção.
“Integrar esta lista é um reconhecimento do trabalho consistente que Braga tem desenvolvido na área da ação climática. Esta distinção demonstra que estamos a transformar compromisso político em resultados concretos por via de políticas públicas que melhoram a qualidade de vida dos bracarenses e preparam a cidade para os desafios ambientais do futuro. Mais do que um reconhecimento, esta integração é uma responsabilidade acrescida, uma vez que queremos continuar a liderar pelo exemplo, reforçando a inovação, a sustentabilidade e a cooperação internacional”.
Segundo o autarca, “é importante ressaltar que num contexto em que as cidades são responsáveis por grande parte das emissões globais, o papel dos municípios é hoje decisivo”.
“A presença do de Braga nesta lista consolida também a imagem da cidade como laboratório de políticas urbanas sustentáveis e reforça o seu posicionamento enquanto território competitivo, resiliente e comprometido com as gerações futuras. Com este reconhecimento Braga deixa de ser apenas um caso nacional de boas práticas e passa a integrar um grupo restrito de cidades que moldam, na prática, o futuro climático das áreas urbanas”, conclui Altino Bessa.






