O cinema ao ar livre está de regresso ao pátio exterior do gnration, em Braga, com o ciclo Cinema no Pátio. Nas quintas-feiras de agosto – 7, 14, 21 e 28 – são exibidos os filmes ‘A Vítima do Medo’, de Michael Powell, ‘On Falling’, de Laura Carreira, ‘24 Frames’, de Abbas Kiarostami, e a antestreia de ‘Cinco da Tarde’, de Eduardo Nunes. A entrada é gratuita.
Este ciclo de verão do gnration arranca esta quinta-feira com ‘A Vítima do Medo’ (1960), uma das obras-primas do inglês Michael Powell. Um filme bastante controverso e criticado na altura da estreia, ‘A Vítima do Medo’ segue Mark Lewis, um operador de câmara durante o dia e fotógrafo de nus à noite. Aspirante a realizador, está também a fazer um documentário sobre o medo, que envolve gravar as reações das vítimas enquanto as assassina.
Uma semana depois, a 14 de agosto, é exibido um dos filmes nacionais do momento, o devastador ‘On Falling’ (2024), de Laura Carreira. Aurora é uma trabalhadora portuguesa num armazém de comércio eletrónico, em Glasgow. Presa entre os confins do seu local de trabalho e um apartamento partilhado, sonha em escapar da vida de salários esclavagistas e alienação social.
Marcado pelos azuis e cinzentos dos espaços industriais, o olhar persistente de ‘On Falling’ mostra como as vidas dos trabalhadores são insignificantes perante forças económicas maiores e pinta um retrato íntimo e claro da precariedade financeira e social contemporânea.
O último filme de Abbas Kiarostami, ‘24 Frames’, é mostrado a 21 de agosto. O realizador iraniano é responsável por filmes marcantes da história do cinema ao longo dos últimos cinquenta anos, como ‘O Sabor da Cereja’ (1997), ‘The Traveler’ (1970), ‘Através das Oliveiras’ (1994), ‘Like Someone in Love’ (2012), ‘Close-Up’ (1990), ou ‘Te (2002), com Mania Akbari.
‘24 Frames’ (2017), lançado um ano após a sua morte, junta duas das paixões de Kiarostami: o cinema e a fotografia. Estruturado num conjunto de 24 pequenos filmes inspirados por imagens estáticas, esta obra cria uma meditação sobre a passagem do tempo e a fragilidade da existência.
ANTESTREIA
O Cinema no Pátio de 2025 encerra a 28 de agosto com a antestreia em Portugal de ‘Cinco da Tarde’, uma longa-metragem do realizador brasileiro Eduardo Nunes.
Quando a sua avó morre, Anabel, de 19 anos, aproxima-se de Meiko, uma jovem vizinha tímida. Pouco a pouco, essa aproximação revela sentimentos ocultos e semelhanças improváveis. Ao regressar ao apartamento da avó, Anabel encontra uma presença estranha que a ajuda a compreender o momento que está a passar.
O ciclo Cinema no Pátio é programado pelo realizador e guionista Eduardo Brito, autor de ‘A Sibila’ (2023), a partir da obra de Agustina Bessa-Luís.
A entrada no Cinema no Pátio é gratuita e os bilhetes podem ser levantados nos dias das respetivas sessões a partir das 20h30.
Mais informações em www.gnration.pt