O Basketball International Games (BIG) regressa entre 9 e 12 de julho ao Pavilhão Desportivo de Monção, nos escalões de Sub13 e Sub15, em masculinos e femininos. O encontro internacional junta meia centena de clubes nacionais e internacionais e 750 jovens basquetebolistas.
Organizado pela Associação de Basquetebol 5 Estrelas, com o apoio da, Câmara e Monção Basket Clube, e edição deste segundo BIG – Monção foi apresentada esta segunda-feira no Museu Alvarinho.
O presidente da Associação 5 Estrelas, José Curado, referiu que o objetivo central é proporcionar aos participantes um ambiente competitivo saudável, através do reforço do intercâmbio desportivo, da criação de uma consciência cívica e do fortalecimento dos laços entre atletas, treinadores, dirigentes, julgados e famílias.
“Nesta segunda edição, estamos apostados em reforçar a importância deste torneio de formação no contexto nacional e internacional, através da participação de mais e melhores equipas, de formar a potenciar a prática da modalidade e a robustecer a economia local”, disse.
Avançou que “vários clubes” manifestaram interesse em participar nesta segunda edição. “O torneio vai crescer e, nos próximos anos, será considerado um dos mais importantes do país. Tem tudo para atingir um patamar de excelência”, acrescentou.
Neste segundo ano, o BIG Monção 2026 conta com a colaboração da Federación Galega de Baloncesto que se compromete a levar à vila alto minhoto “emblemas relevantes” da região.
ESPAÇO DE EXPERIÊNCIAS POSITIVAS
Para António Barbosa, o BIG– Monção 2026 junta “a vertente desportiva com a componente económica, potenciando momentos extraordinários de formação desportiva e animação da nossa restauração, hotelaria e comércio”.
“Mais do que um torneio desportivo, o BIG Monção pretende assumir-se como um espaço de valores e partilha de experiências positivas. Queremos que cada jovem que venha a Monção viva momentos inesquecíveis, registando, no futuro, este encontro de amizade, aprendizagem e convívio como algo verdadeiramente especial”, referiu.
Sublinho que este encontro internacional tem todas as condições para seguir as pisadas do Portugal Undercup Monção: “O objetivo deste torneio é voltar-se uma referência do basquetebol de formação em Portugal, fomentando a aprendizagem/aperfeiçoamento desportivo e o intercâmbio de experiências entre todos. O Portugal Undercup Monção é reconhecido como um dos melhores torneios de futebol jovem de Portugal. O mesmo quero para o BIG Monção.”






