A Câmara Municipal de Barcelos avançou com o concurso destinado à elaboração do projeto de execução para a construção de uma nova ponte urbana que ligará as duas margens do rio Cávado.
A nova ponte irá unir a freguesia de Barcelinhos e a União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha São Pedro e São Martinho.
“O objetivo é melhorar a mobilidade através de uma maior ligação entre zonas estratégicas da cidade. Simultaneamente, será dada especial atenção à valorização da zona histórica de Barcelos e da emblemática Ponte Medieval”, justifica.
O projeto de execução envolve a concretização de todas as especialidades necessárias, designadamente em termos de projetos de arquitetura e de engenharia, contemplando a construção da nova ponte e os respetivos acessos viários e pedonais.
A construção de uma nova ponte urbana sobre o rio Cávado tem “raízes antigas”.
Em 14 de julho de 1999, foi celebrado um contrato entre o município de Barcelos e a sociedade Santiago Calatrava, S.A., com o objetivo de desenvolver o respetivo projeto. Desde então, ficou previsto no Plano Diretor Municipal o espaço-canal para a concretização da nova travessia.
Volvidos 24 anos, o município de Barcelos decidiu avançar com o projeto de execução, após colher todos os pareceres e informações necessárias para o avanço da respetiva contratação.