O atual presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, recandidata-se pelo PS a um segundo mandato com uma aposta no aumento de vagas nas creches e ATL para fixar mais jovens no concelho.
“Há quatro anos candidatamo-nos com o objetivo de fazer o concelho crescer e tornar Vila Nova de Cerveira mais dinâmica e com mais vida e esse é um projeto que se quer manter. Para o próximo mandato, para fechar o leque das apostas já feitas no turismo, na cultura, na educação, no emprego qualificado, queremos aumentar o número de vagas nas creches, infantários e ATL”, descreveu Rui Teixeira.
O candidato do PS a este concelho nas eleições autárquicas de outubro adiantou que “ainda este ano” vão abrir “17 vagas nas creches”, sendo o objetivo do final do segundo mandato “chegar às 50”.
De acordo com o gestor de 52 anos, outro dos objetivos é “o alargamento dos ATL em período de férias”.
Também a pensar nos jovens, estão a ser preparados dois projetos habitacionais: sete apartamentos de arrendamento acessível, no centro da vila, e seis apartamentos a custos controlados, na freguesia de Campos.
“A nossa intenção é que o concelho tenha um crescimento sustentado e, por isso, para além do apoio aos mais velhos, queremos atrair empregos qualificados para os jovens, apostando também na habitação, na cultura e no turismo, de forma a que seja um concelho atrativo para as jovens famílias”, explicou.
De acordo com o candidato, Vila Nova de Cerveira ganhou “mais de 500 residentes nos últimos quatro anos”, contabilizando atualmente 9.500 habitantes.
Referindo a abertura de um centro de inovação e do espaço cultural Palco das Artes no presente mandato, Rui Teixeira destaca que os projetos foram desenvolvidos com “resultados financeiros positivos”, nomeadamente com a redução da dívida em quatro milhões de euros.
Para manter no próximo mandato ficam os projetos de apoio aos estudantes do concelho, ao passo que os estágios iniciados este ano com 40 jovens devem “ser alargados a todos os alunos do ensino secundário”.
São também candidatos à Câmara de Vila Nova de Cerveira Aristides Martins, pelo PSD, e Firmino Gonçalves, pelo Chega.
O atual executivo de Vila Nova de Cerveira é composto por três eleitos do PS e dois do Movimento Independente Pensar Cerveira – PenCe.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS teve 50,83% (três mandatos), o movimento independente PENCE 41,18% (dois mandatos), o Chega 2,65%, o BE 1,84% e a CDU 0,55%.
As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.