Eduardo Oliveira, candidato socialista à presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, apresentou esta segunda-feira, 6 de outubro – Dia Europeu do Cuidador -, o projeto para a construção do Centro Intergeracional – Gerações com Sentido.
O projeto junta num só lugar, uma creche, um centro geriátrico, uma unidade de cuidados continuados, um centro de dia para seniores com demência e doenças neurodegenerativas – como Alzheimer e Parkinson – e uma casa de repouso e apoio para cuidadores informais. O centro conta ainda com espaços dedicados a atividades ocupacionais e terapêuticas, piscina e ginásio adaptados a todas as idades.
De acordo com o socialista, pretende ser também “um espaço de sustentabilidade, de natureza e de ligação profunda à vida e ao ambiente, já que, ao lado do centro, nascerá o Bosque da Família, um espaço verde para crescer com as pessoas e onde todas as crianças que nasceram em Famalicão têm a oportunidade de plantar a sua própria árvore, no âmbito do projeto Loving the Planet.
Eduardo Oliveira refere que esta é uma das três iniciativas que integram o Centro Intergeracional, ao lado da Casa Memória Viva e do Projeto Cuidar Maior.
“Estes três projetos visam promover o cuidado, a inclusão, a saúde mental e o bem-estar, com mais inovação, mais humanidade e mais responsabilidade ambiental”, resume.
NOVO RUMO
Durante a conferência foram ainda abordadas algumas das principais propostas e prioridades da candidatura de Eduardo Oliveira para a área da Ação Social, incluindo o reforço do apoio às famílias, instituições e comunidades que enfrentam maiores dificuldades. “Este trabalho, que envolve o desenvolvimento de estratégias, projetos e, até mesmo, novas estruturas, será realizado em articulação com as IPSS locais.”
“Em Vila Nova de Famalicão, chegou o momento de cuidar de todas as gerações. De unir os mais novos aos mais velhos, de dar dignidade a quem cuida e a quem precisa de cuidados. É por isso que vamos construir o Centro Intergeracional – Gerações com Sentido”, sublinhou Eduardo Oliveira.
“Este é mais do que um projeto social. É um novo rumo para o concelho. Uma nova vida para as famílias. Porque Vila Nova de Famalicão pode e deve ser pioneiro. Este é um compromisso real, porque o nosso concelho merece mais. E eu estarei sempre ao lado dos famalicenses”, concluiu.
Fernando Gualtieri (CP7889)