Eduardo Oliveira, candidato socialista à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, apresentou, esta quarta-feira, um projeto para a criação de um novo multiusos, em Ribeirão, junto ao parque de estacionamento do Central Park.
A candidatura do PS adianta que o equipamento funcionará como “um polo dinamizador e de afirmação do concelho a nível regional, nacional e internacional, capaz de ampliar a participação de novos públicos, dinamizar a atividade artística e o emprego, e potenciar o turismo cultural”.
“Esta escolha não é por acaso. Queremos aproveitar os novos acessos criados pela Variante à EN14 – uma obra de um governo do Partido Socialista – e valorizar o potencial desta vila, que tem uma forte identidade industrial e desportiva”, explica Eduardo Oliveira.
O candidato socialista sublinha ainda que “este equipamento não será apenas um espaço desportivo, mas também cultural e económico, funcionando como um verdadeiro motor de dinamização para todo o concelho”.
“O Multiusos será uma infraestrutura moderna e versátil, capaz de acolher grandes eventos e de afirmar Vila Nova de Famalicão como uma referência regional e nacional”, frisa.
CULTURA
Na Cultura, Eduardo Oliveira tem como principais eixos a salvaguarda do património cultural, a modernização e qualificação das estruturas culturais, a criação de incentivos à criação artística e à educação cultural, a promoção do concelho como destino cultural de referência e o fortalecimento da governança cultural.
Entre as medidas propostas, destaque para a criação do Ecomuseu Municipal e da Rede Municipal de Sítios Arqueológicos, a candidatura do conjunto arqueológico das Eiras a Património Cultural da Humanidade e a valorização de locais de interesse patrimonial, como a Fonte dos Pelames e o lavadouro da Travessa dos Eixidos.
O programa do candidato socialista inclui também a salvaguarda do património imaterial, a reestruturação da Rede Municipal de Museus e a instalação definitiva do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, bem como o reforço do papel do Conselho Municipal da Cultura e o apoio ao tecido associativo.
Quanto ao Desporto, a promoção da prática desportiva para todos, o desenvolvimento e qualificação das infraestruturas desportivas e o apoio ao associativismo estão entre as principais bandeiras.
A título de exemplo, o candidato socialista enumera propostas como o desenvolvimento de um Plano Municipal do Desporto e da Atividade Física, o fortalecimento do desporto escolar, a criação de um Centro de Recursos para o Desporto Adaptado e de programas de desporto adaptado para idosos e pessoas com deficiência.
No campo das infraestruturas, pretende criar uma rede municipal de desporto ao ar livre, requalificar e modernizar as piscinas municipais e o Estádio Municipal, otimizar equipamentos desportivos com “foco na sustentabilidade e expandir rotas pedonais e cicláveis”
POLÍTICAS DE JUVENTUDE
Já no campo da Juventude, Eduardo Oliveira destaca a importância da participação cívica e associativismo qualificado, educação, empregabilidade e empreendedorismo, cultura, desporto e bem-estar e habitação e mobilidade.
O candidato propõe, concretamente, o reforço do Conselho Municipal de Juventude, a consolidação do Orçamento Participativo Jovem, a criação de um Hub de Talentos Jovem, articulando formação em soft skills e literacia digital com estágios e programas de primeiro emprego.
Além disso, quer reforçar o apoio à saúde mental, criar uma rede municipal de espaços de juventude e implementar programas de voluntariado jovem. Pretende, ainda, lançar a Academia Municipal de Liderança e Cidadania Jovem, com programas em liderança, associativismo, competências digitais, sustentabilidade e empreendedorismo.
O vídeo de apresentação do projeto do Multiusos disponível AQUI