Rui Rocha, candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Braga, defende a criação de um seguro de saúde suportado pelo município para a população com mais de 65 anos. A proposta representa um investimento de um milhão de euros.
Em vídeo, Rui Rocha justifica a proposta referindo que no último semestre de 2024, mais de 65% das consultas realizadas na Unidade Local de Saúde de Braga aconteceram fora dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos, sendo, assim, “necessário encontrar uma solução que resolva definitivamente este problema”.
Para o candidato liberal “é inaceitável que aqueles que mais precisam de acesso à saúde fiquem à espera de uma consulta que tarda em chegar até porque “um atraso na realização da consulta pode implicar um diagnóstico tardio e um tratamento que não se inicia no momento certo” o que pode levar “a gravíssimas consequências para a saúde daqueles que, pela sua idade, apresentarão, por natureza, uma condição mais frágil”.
De acordo com fonte da campanha, o investimento anual no seguro de saúde dos seniores bracarenses poderá atingir um valor de um milhão de euros,” um valor que deve ser suportado pelo município uma vez que estamos a falar do acesso à saúde dos mais frágeis”.
“Enquanto outras candidaturas avançam medidas populistas como a do transporte gratuito que não resolvem o problema da mobilidade e custarão milhões de euros por ano à Câmara Municipal, nós apostamos claramente em investimentos cirúrgicos como é o caso deste na saúde dos nossos idosos ou no reforço da segurança de todos os bracarenses” conclui Rui Rocha.
Fernando Gualtieri (CP7889)