O candidato do PS à Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Costa, divulgou, esta sexta-feira, os primeiros pormenores do projeto do Metro de Superfície Intra Concelhio, com 16 quilómetros de linha e 11 paragens.
De acordo com o projeto, numa fase inicial, a linha passa pelos pontos estratégicos da cidade, desde o Largo do Toural, Largo da República do Brasil, Avenida D. João IV e Estação de Comboios, estendendo-se à Alameda Dr. Mariano Felgueiras (Hospital/Guimarães Shopping) e ao Espaço Guimarães (Silvares), completando ainda a ligação entre o Cemitério da Atouguia, o Estádio D. Afonso Henriques, a Alameda Dr. Alfredo Pimenta, a Universidade do Minho e o Seminário Verbo Divino, em Azurém.
Em numa nota às redações, Ricardo Costa afirma que o metro de Superfície não é só um projeto de mobilidade, mas também “uma visão de cidade”, representando “um compromisso com a qualidade de vida, a inovação e a sustentabilidade”.
O socialista diz “Guimarães precisa desta transformação e está preparada para a concretizar”, afirma
Sublinha que a mobilidade “é um dos principais desafios do futuro, já que permite ligar pessoas, instituições e atividades económicas, culturais e sociais, respondendo às exigências de um território em crescimento e de uma população cada vez mais ativa”.
O objetivo dos socialistas passa por iniciar “desde já um processo que, ao longo de vários mandatos, permita a concretização de um Metro de Superfície que promova uma mobilidade qualificada, uma cidade ambientalmente mais sustentável e um concelho com maior ambição económica e social”.
Fernando Gualtieri (CP7889)