Nuno Paiva é o rosto da Juntos por Braga, para a União de Freguesias de Merelim S. Paio, Panóias e Parada de Tibães, anunciou a coligação que reúne o PSD/CDS/PPM
O candidato quer trazer “uma energia renovada e uma gestão mais próxima, eficaz e centrada nas verdadeiras necessidades da população”, apresentando-se com “a ambição de fazer diferente e melhor”.
Com 45 anos, casado e pai, Nuno Paiva tem um percurso profissional diversificado. Foi diretor de uma escola de condução, é motorista de pesados e árbitro de futebol 11, com formação técnica em Eletrónica.
Identifica como prioridades a limpeza e a segurança nas freguesias, através de um reforço dos contentores, das lavagens regulares e da iluminação pública em zonas mais escuras e isoladas, bem como a promoção de políticas de apoio social, em especial à população idosa e vulnerável, através da criação de um banco de voluntários para visitas a idosos que vivem sozinhos, disponibilização de transporte gratuito para consultas ou idas à farmácia e criação de apoios para pequenas obras em casas degradadas.
O meio ambiente e a sustentabilidade também serão “uma área de atuação central” para Nuno Paiva, mediante a requalificação de jardins e parques infantis, plantação de árvores e criação de hortas comunitárias em terrenos públicos ou baldios.
Quanto à rede viária e à mobilidade, garante que vai trabalhar com o município para reforçar os horários e rotas locais do transporte público, além de melhorar os acessos para pessoas com mobilidade reduzida e criar caminhos pedonais e ciclovias seguras.
No que toca à educação, formação e cultura, compromete-se a garantir explicações gratuitas para alunos carenciados, dinamizar oficinas e cursos de literacia digital, empreendedorismo e cidadania e promover um concurso anual de fotografia, poesia ou gastronomia local.
Nuno Paiva quer transformar a União de Freguesias num “território mais cuidado, seguro e solidário, onde as pessoas possam ter mais qualidade de vida e serem felizes”.