A coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS), liderada por Ricardo Araújo, assume o compromisso claro de eliminar a lista de espera por uma vaga em creche durante o primeiro mandato autárquico. Uma das propostas é a criação de uma creche na zona urbana a funcionar 24 horas por dia.
Apontando que “centenas de crianças” aguardam na lista, o social-democrata afirma que este “é um problema social de primeira ordem”, com impacto direto na vida das famílias, a natalidade, a empregabilidade e o equilíbrio entre vida profissional e familiar.
“É inadmissível que tantas crianças fiquem sem resposta enquanto existem espaços e terrenos disponíveis no concelho, assim como instituições com vontade e capacidade para ampliar a sua resposta social”, afirma Ricardo Araújo. “Precisamos de aumentar a capacidade de resposta em todo o concelho para que as famílias e todos os vimaranenses se possam fixar em Guimarães.”
Para atingir este objetivo, o candidato e atual vereador na Câmara, presidida pelo socialista Domingos Braga, propôe “avançar em dois sentidos”.
“Por um lado, vamos trabalhar e estabelecer parcerias com instituições já existentes deste setor, explorando a capacidade dos agentes do setor social e cooperativo instalados no concelho, para criar mais vagas. Vamos também apostar numa rede pública de creches, através da construção de novos espaços que cumpram esta valência social. A par destas importantes medidas, iremos criar uma creche na zona urbana que possa funcionar 24 horas por dia”, refere Ricardo Araújo, acrescentando que “as pessoas precisam de uma nova dinâmica por parte do município”.
Ricardo Araújo, acompanhado por Eduardo Leite, segundo na lista de candidatos à Câmara, visitou diversas instituições com valências de creche e jardim de infância, entre as quais o Centro Social Paroquial de Mascotelos Santiago. “Durante a visita, ficou clara a urgência da situação”, concluíram os dois candidatos.
“Esta é uma instituição de referência, que presta serviços essenciais como creche, centro de dia, apoio domiciliário e estrutura residencial para idosos. Há mais de um ano que aguardam pela licença da Câmara para poderem ampliar a resposta social: transformar a creche atual em instalações para idosos e construir uma nova creche de raiz. Comigo a presidente, a Câmara vai apoiar o avanço deste projeto, permitindo aumentar a capacidade de resposta para as crianças e famílias”, assegura Ricardo Araújo.
A coligação Juntos por Guimarães defende “uma política ativa, célere e articulada com o setor social e solidário, para que o Município deixe de ser um obstáculo e passe a ser parte da solução. Existem fundos, vontade e capacidade”.
“O que tem faltado é prioridade política”, remata Ricardo Araújo.
Fernando Gualtieri (CP7889)