Um aumento de 25% no efetivo da Polícia Municipal (PM), a introdução da videovigilância e um Programa de Requalificação Urbana e Comercial são medidas que a coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS) defende no âmbito de uma estratégia de revitalização do centro da cidade.
Ricardo Araújo, candidato da coligação à Câmara, que definiu como prioridades a segurança e a revitalização do centro da cidade, explica que a ideia criar um ambiente mais acessível, moderno e seguro, reforçando a atratividade e a funcionalidade do centro histórico.
“Queremos que o centro da cidade se torne um verdadeiro ponto de encontro, onde os vimaranenses e os turistas se sintam seguros e motivados a frequentar. Ao mesmo tempo, a segurança será reforçada para que todos possam circular com tranquilidade”, diz.
A programação contínua de eventos e atividades na cidade, uma campanha de promoção do centro histórico, com o objetivo de valorizar o património histórico do concelho são outras das medidas defendidas.
Do plano para o centro histórico, cuja revitalização é um dos pilares da candidatura, consta ainda um Programa de Requalificação Urbana e Comercial, com intervenções que visam modernizar as infraestruturas, e um outro programa, este u de apoio à instalação de “lojas comerciais âncora” e serviços públicos no centro da cidade, estimulando a criação de novos postos de trabalho.
No que respeita à segurança, além de um reforço do policiamento de proximidade, com um aumento de 25% no efetivo da Polícia Municipal, a Juntos por Guimarães pretende implementar uma “forte aposta” na melhoria da iluminação pública, com a instalação de novos pontos de luz em zonas mais escuras e a manutenção contínua dos sistemas já existentes, bem como a introdução de videovigilância em articulação com as forças de segurança.
Fernando Gualtieri (CP 7889)