A ‘Juntos por Guimarães’ tornou público esta terça-feira um comunicado onde manifesta a sua “satisfação com o rumo agora assumido pelo Governo e pelo Município relativamente ao projeto MetroBus, como solução moderna, sustentável e financeiramente responsável” para ligar Guimarães, Braga e a futura Estação Ferroviária de Alta Velocidade.
“Ao contrário das promessas ilusórias e economicamente inviáveis e irresponsáveis defendidas pelo partido socialista do Toural, esta decisão demonstra que Guimarães vai avançar, com os pés na terra, para uma verdadeira revolução na mobilidade que o concelho tanto precisa”, afirma Ricardo Araújo, que assina o comunicado da coligação PSD/CDS.
Ricardo Araújo acrescenta que “durante demasiado tempo, o PS tem tentado vender aos cidadãos um metro de superfície que mais não é do que uma miragem política”, uma proposta, que custando “quatro vezes mais do que o MetroBus, e mais do dobro do orçamento da Câmara Municipal, foi considerada inconcretizável por técnicos insuspeitos, contratados pelo próprio PS”.
“Nem em quatro, nem em oito anos seria possível transformar essa fantasia em realidade. Insistir nesse caminho seria desperdiçar tempo e recursos que Guimarães não pode dar-se ao luxo de perder”, diz.
Escreve que o encontro entre Domingos Bragança, o socialista que preside à Câmara vimaranense e o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, confirma o que a coligação defende: “a mobilidade do futuro faz-se com responsabilidade e visão intermunicipal, articulando Guimarães com Braga e com a futura Alta Velocidade.”
Fernando Gualtieri (CP 7889)
Governo assume financiamento do metrobus de Guimarães, a Braga e à Alta Velocidade Ferroviária