Adélia Silva recandidata-se à presidência da União das Freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos pela ‘Juntos por Braga’, anunciou esta quinta-feira a coligação que reúne o PSD, CDS e PPM.
A intenção de Adélia Silva é de “dar continuidade a um percurso marcado pela proximidade com a população, pelo investimento em qualidade de vida e por uma gestão focada nas necessidades da comunidade”.
Com 59 anos, mãe de três filhos e licenciada, com pós-graduação em Fiscalidade, é contabilista certificada e docente convidada no IPCA. Tem um percurso autárquico de mais de uma década, tendo sido tesoureira da União de Freguesias entre 2013 e 2017, e, desde então, presidente do Executivo.
Ao longo dos últimos anos, impulsionou projetos estruturantes, tais como as ruas de Sobremoure e Professor António José Ribeiro, os Largos da Igreja, em Merelim, e 25 de Abril, em Frossos, bem como a ampliação do Cemitério de Frossos e a construção do edifício da Junta desta freguesia. A aposta na valorização ambiental também tem sido uma prioridade, com a construção de áreas verdes e a plantação de centenas de árvores, a regularização das margens do rio Torto, criação de percursos pedestres, e o melhoramento de espaços de lazer, com especial destaque para a ampliação dos equipamentos do Parque de Gerizes.
Sob o lema “as pessoas em primeiro lugar”, Adélia Silva tem promovido ainda ações sociais, desde o apoio à natalidade, educação, desporto, saúde e bem-estar, apoio à população sénior, com atividades desenvolvidas no Centro Sénior da Escola da Pateira.
Para o futuro, a candidata compromete-se a reforçar a aposta na ação social e na qualidade de vida, com projetos concretos e estruturantes. Entre os objetivos delineados estão a requalificação da sede da Junta de Freguesia em Merelim, a construção de auditórios em ambas as freguesias, a criação de um ‘Espaço Jovem’ com atividades culturais e tecnológicas, a aferição de espaços para habitação acessível e fixação de jovens, a implementação de um novo equipamento social para os idosos e contínuas melhorias viárias, desde estradas, percursos pedestres e iluminação pública.